quinta-feira, 1 de abril de 2010

Yama-uba

( Velha da montanha )
É um espírito ou youkai do folclore japonês. O nome também pode ser escrito Yamamba ou Yamanba. Às vezes ela é confundida com a Yuki Onna (mulher da neve ), mas as duas figuras não são as mesmas.

LENDA
Yama-uba parece uma mulher velha, geralmente muito feia. Seu cabelo despenteado é longo, branco e dourado, e seu kimono ( geralmente vermelho ) é sujo e esfarrapado. Sua boca dizem que às vezes se estica de uma orelha a outra, e algumas representações dão-lhe uma segunda boca no topo de sua cabeça. Ela é capaz de mudar sua aparência, ela usa essa tática com grande sucesso para capturar suas vítimas.

Yama-uba habita as densas florestas das montanhas do Japão. Várias regiões a tem como um nativo, incluindo Sabana ( onde ela é suposto ter vivido em uma caverna na base do Monte. Nabekura ), a região de Tohoku ( norte de Honshu ), e as Montanhas Ashigara. A maioria das histórias dizem que ela vive em uma cabana.

Yama-uba ataca turistas que se perderam na lugar onde ela habita. Sua tática exata para pegar a vítima variam de história para história. Às vezes, ela muda de aparência para a de uma mulher bonita ou possivelmente para um ente querido da vítima. Outras vezes, ela mantém a sua forma de bruxa e desempenha o papel de uma mulher indefesa de idade. Uma vez que ela ganhe a sua confiança, ela muitas vezes o mata, abre a vítima e começa a comer-lo ali mesmo. Ela é capaz de animar os seus cabelos ( ou transformá-lo em cobras, segundo algumas lendas ) e usá-lo para puxar a presa para dentro de sua boca. Ela também pode se oferecer para "ajudar" a alma perdida e em seguida, levá-lo para uma área perigosa da montanha onde a mata e a devora. Alternativamente, ela pode convidar a vítima a conhecer sua cabana e lá o mantém preso. Uma vez que o viajante desafortunado é suficientemente engordado, ela ataca. Além de matar os adultos, Yama-uba é frequentemente acusada de ser a causa de crianças desaparecidas, pais costumam usá-la como uma espécie de bicho-papão.

Porque seu comportamento é semelhante ao de um Oni ( demônio ) feminino, alguns estudiosos sugerem que o Yama-uba é simplesmente um membro nomeado dessa classe de criatura. Outros sugerem que vários Yama-uba vivem por todo o Japão. Ao contrário do Oni invencível, Yama-uba é falível. Alguns contos a fazem uma criatura noturna incapaz de se mover sobre a luz do sol. Pelo menos uma tradição diz que sua única fraqueza é uma flor que tem seu espírito, de modo que se a flor é destruída ela também será. Ela é freqüentemente descrita como muito crédula, e os contos de seu candidatos a presa enganando-a e conseguindo escapar são comuns.

Yama-uba é hábil nas artes da feitiçaria, poções e venenos. Ela às vezes comercializa esse conhecimento com os humanos, se eles a levarem uma vítima para comer ou algo similar.

Apesar de sua natureza predatória, Yama-uba tem um lado benevolente. Por exemplo, ela levantou o herói órfão Kintaro, que se tornou famoso guerreiro Sakata no Kintoki, uma relação que constitui a base para a peça de drama de Noh sobre Yama-uba. Nesta história, Yama-uba é retratada como uma mãe amorosa, que tem influenciado alguns contos mais modernos que a representam como uma figura matronal. Alguns até fazem dela uma representação do amor. Outros narradores afirmam que ela é simplesmente uma andarilha solitária, que representa a harmonia com a natureza. No folclore da península de Atsumi na região de Aichi no Japão, é dito que Yuma-uba tem um irmão, Shuba-uba ou kojya-uba, cuja representação muitas vezes se assemelha aos dos Oni. É portanto sugerido que o Oni e a Yama-uba são de origens semelhantes. A mesma sugestão é feita também no conto de Ken-san, no qual o personagem principal, Ozawa-Matsumoto ( Koji ), encontra tanto Shuba-uba e Yama-uba vivendo na mesma casa em cima de sua visita ao Monte Sumi.

ORIGEM
Alguns estudiosos acham que a origem de Yama-uba são histórias sobre momentos em que uma grande fome é causada em moradores Japonesses, fazendo eles tirem medo de entrar na mata a procura de comida. Yama-uba seria portanto nascida da corrente psicológica de tais ações.

Lendas dizem que Yama-uba pode ter existido, pelo menos desde o período Heian. Neste momento, um vilarejo chamado Sabanê construiu o Nenbutsu bypass Toge em torno de uma caverna que achavam que seria a casa da bruxa.

Ela é o tema de várias peças de Noh, incluindo um intitulado simplesmente Yamanba.

A lenda de Yama-uba ainda está muito viva no Japão. A tendência da moda no final dos anos 90 foi chamada "Yamanba", que usou nome de Yama-uba, aqueles que desfilaram foram instruidos a olhar com uma máscara de Noh, com base na velha da montanha.