quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aine

( pronuncia-se Awnya ) é uma deusa irlandesa do amor, do verão, da riqueza e soberania. Ela está associada com o sol e o verão, e às vezes é representada por uma égua vermelha. Ela é filha de Egobail, a irmã de Aillen e/ou Fennen, e é reivindicada como um ancestral de vários clãs irlandeses. Os antigos consagravam a essa deusa o dia 24 de fevereiro.

Aine está fortemente associada com o Condado de Limerick. O monte de Knockainy tem o seu nome e era o local dos ritos em sua honra, envolvendo a bênção do fogo e da terra.

LENDA ( na mitologia Irlandesa )
Nos contos iniciais, ela está associada com o rei semi-mitológico de Munster, Ailill Aulom, que disse ter "arrebatado" ela, um caso que termina com Aine mordendo sua orelha - Aulom fica conhecido como "uma orelha". Por mutilar-lhe desta forma, Aine o tornava inapto para ser o Rei, assim perdendo o poder de soberania. Os descendentes de Aulom, os Eóganachta, reivindicão Aine como um ancestral.

Em outros contos Áine é a esposa de Gearoid Iarla. Ao invés de ter uma união consensual, ele estupra ( pode ter sido baseada na história de Ailill Aulom ), ela se vinga o transformando em um ganso, matando-o, ou ambos. Devido a isso, os Geraldines afirmam também uma importante associação com Aine.

Em ainda outras versões do seu mito, ela é a esposa ou filha do deus do mar Manannán mac Lir. A festa de Midsummer Night foi realizada em sua honra. No condado de Limerick, ela é lembrada em tempos mais recentes, como a rainha das fadas. Geralmente acredite-se ser uma derivaçao de seu nome, porém não há nenhuma prova definitiva de que este é o caso.

DEUSAS RELACIONADAS
Aine ( Ir. "brilho, brilho, alegria, brilho, esplendor, glória, fama" ) é por vezes erradamente equacionada com Danu como o seu nome carrega uma semelhança superficial com Anu.

Aynia, supostamente a fada mais poderosa do Ulster, pode ser uma varianção tambem.

Cerca de sete quilômetros do monte Aine, Cnoc Áine ( Knockainy ) no condado de Limerick, é o monte da deusa Grian, Cnoc Gréine. Grian ( literalmente, "sol" ) acreditam ser a irmã de Aine, outra das manifestações de Aine, ou possivelmente " Macha disfarçada". Devido à ligação com ritos de verão, é possível que Áine e Grian podem ser uma deusa-dupla, ( como visto nos mitos do irlandês Cailleach e Brígida )