quinta-feira, 1 de abril de 2010

Yama-orochi

Um dos youkai objeto ilustrado no Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro. Seu nome contém dois trocadilhos, sendo a primeira a relação entre o homofônica oroshi em seu nome, que remete para o vento que sopra das montanhas ou vegetal, que parece ser uma transformação. O segundo é revelado na explicação poética Sekien: "Não é um bicho chamado Gaucho ( Gocho). É também chamado de Yama-oyaji, ele certamente tem cabelo com espinhos que cercam seu corpo, este youkai também lembra o seu nome em forma, por isso não deve ser dito, e eu não vi isso no coração de um sonho."

O Gocho refere-se à Yama-arashi, uma criatura espinhosa descrita no Sansai Wakan zue que vive em grupos nas montanhas e atira seus espinhos a metros de distância como se fossem flechas quando ele estiver com raiva. Esta parece ser uma descrição fantasiosa de um porco-espinho, que hoje é chamado Yama-arashi em japonês.

Sekien parece ter feito uma brincadeira com o nome Yama-arashi fazedo o Yama-oroshi, tendo em vista o potencial de um espinhento ouriço, como nas serrações por dente de um ralador.