Também conhecido como Bellenos ou Bellenus, é o Deus Celta do Sol.
No dia 1 de maio (hemisfério norte) e 31 de outubro (hemisfério sul), é comemorado Beltane, ou Fogo de Bellenos, festival em homenagem a Bellenos.
Seu nome significa "brilhante", sendo o Deus do Sol e do Fogo dos irlandeses. Belenos dá seu nome ao festival de Beltane, ou Beltain, festa de purificação e fertilidade comemorada em 1º de maio no hemisfério norte. Belenos era ainda ligado à ciência, cura, fontes térmicas, fogo, sucesso, prosperidade, colheita e à vegetação. Era um dos principais deuses da mitologia celta, mas era uma divindade mais regional, adorada principalmente no norte da Itália e na costa mediterrânea da Gália. Foi um deus associado a agricultura.
OUTRAS INDIFICAÇÕES POSSÍVEIS
A divindade ancestral Beli Mawr Galêsa pode ser derivada de Belenus, apesar de seu caráter e os atributos serem diferentes. O festival irlandes de Beltaine pode também estar relacionado, ou pode derivar da mesma raiz celta, Bel ( brilhante ). A figura mítica da Irlanda Bile ( árvore sagrada ) é por vezes relacionada com Belenus, O lendário rei Belinus em Geoffrey of Monmouth's History of the Kings of Britain é provavelmente derivado deste Deus. O nome do antigo rei britânico Cunobelinus significa "cão de Belenus".