sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bakemono

Também conhecido como Obake e às vezes como Obakemono, são uma classe de Yokai no folclore japonês. Literalmente, os termos significam uma coisa que muda se referindo a um estado de transformação ou metamorfose.

Estas palavras são freqüentemente traduzidas como fantasma, mas principalmente os que se referem a seres vivos ou seres sobrenaturais que têm assumido uma transformação temporária, e estes Bakemono são diferentes dos espíritos dos mortos. No entanto, como uso secundário termo o Obake pode ser sinônimo de Yurei, o fantasma de um ser humano morto.

A forma verdadeira de um Bakemono pode ser um animal como uma raposa ( Kitsune ), um guaxinim ( Tanuki), de um texugo ( Mujina), um gato transformado ( Bakeneko ), o espírito de uma planta ( como o Kodama ), ou objetos inanimados que podem possuir uma alma, no Xintoísmo e outras tradições Animistas. Os Obake que derivam de objetos domésticos são freqüentemente chamados Tsukumogami.

O Bakemono normalmente se disfarça como um ser humano ou aparece de forma estranha e assustadora, como um Hitotsume Kozo, um Onyudo, ou um Noppera-bo. Normalmente qualquer aparição bizarra pode ser referida como um bakemono ou Obake, acreditando ou não ele pode ter alguma outra forma, tornando os termos praticamente sinônimo de Youkai.